24.7.18

Acontecimentos da semana (23 a 27 de julho)

Mesmo com as tensões comerciais a não darem tréguas aos mercados, o foco dos investidores estará nas políticas monetárias que estarão em destaque durante esta semana. Terça-feira o banco central turco terá nova chance para evitar que a lira turca entre em mais um período de quedas e desvalorizações, enquanto que quinta-feira o banco central europeu poderá colocar a europa num contexto de subida de taxa de juro para o ano de 2019, baseando a decisão nos recentes dados macroeconómicos que têm sido publicados. Para além dos acontecimentos no continente europeu teremos a publicação dos dados referentes ao PIB dos estados unidos no segundo trimestre.

Decisão do CBRT (Banco central da república da turquia) - Terça feira às 12:00H

A lira turca (TRY) tem depreciado e perdido bastante valor durante os últimos anos. Esta tendência negativa da lira turca (TRY) agravou-se depois de alguns comentários menos ortodoxos sobre as políticas monetárias por parte do presidente turco Erdogan, bem como decisões políticas menos éticas (como por exemplo nomear o seu enteado para ministro da economia). A subida de taxa de juro ordenada pelo CBRT em Maio interrompeu as quedas da divisa apenas por uns momentos, sendo que dias antes a TRY tinha atingido novos mínimos históricos. O CBRT anunciou uma subida de taxa de juro em 100 basis points (isto é, 1%) para a próxima reunião, contudo poderá não ser suficiente para interromper o mau momento da moeda.

Mercados afetados: EURTRY e USDTRY 


PMI da europa (terça-feira às 9H00) e a decisão do BCE (quinta-feira às 12:45H)

A última reunião por parte do banco central europeu trouxe a decisão que há muito era esperada, de ter terminar o programa de quantitative easing (compra de dívida dos países europeus por parte do BCE). O programa será extinto no decorrer do quarto trimestre de 2018 e irá terminar até ao final do ano. Para além desta decisão, o BCE anunciou que uma subida de taxa de juro poderá estar dependente dos dados macroeconómicos que sejam publicados e que, certamente, não será realizada até ao final verão do próximo ano. Os dados referentes ao PMI da europa saíram esta manhã, com os dados do PMI de manufactura a saírem superiores ao que era esperado e os dados do PMI de serviços a saírem abaixo, fazendo assim que tenham sido mistos.

Mercados afetados: DE30 e EURUSD


PIB do 2º trimestre dos EUA - sexta-feira às 13:30H

A economia americana revelou dados desapontantes no primeiro trimestre deste ano com o ritmo de crescimento a ser inferior àquilo que era esperado. Contudo, os analistas estimam que, segundo os mais recentes dados publicados, a economia americana possa ter crescido no segundo trimestre cerca de 4% em comparação com o trimestre anterior. Se este cenário se materializar significa que a economia americana cresceu para níveis que não eram vistos desde o terceiro trimestre de 2014. Este fator poderá indicar uma economia forte e que uma restrição gradual poderá ser o mais apropriado.

Mercados afetados: TNOTE e US500

Sem comentários:

Enviar um comentário