Em modo moleza pegada, em plena silly season, em que tudo que implique canseira, a pachorra esgota-se fácil, só umas curtas análises para atualizar cenário aos índices europeus após uma semana de retrocessos e o que perspectivar mediante próximos comportamentos!
No PSI20 a Lta descendente (já com mais de 1 ano!) não facilitou e à mínima aproximação (a de segunda-feira) tratou de aviar o valor novamente para sul! As médias exponenciais aliadas à zona dos 4600 (anteriormente quebrada em alta) foram, como expectável, o suficiente para evitar deslizes maiores e não deixar ceder!
Otimista, se:
Não quebrar em baixa a zona dos 4600 pontos e (por enquanto) nos mantivermos por cima das médias móveis de curto prazo (a vermelho e a azul tracejado) mas sobretudo se for capaz de quebrar em alta a Lta descendente (a roxo tracejado)! A acontecer terá nova luta, quase sem respiro, pelos 4900 (mas aí, e se lá chegar, voltaremos a falar)!
No IBEX35, idêntico comportamento ao tuga! Quebra da Lta (também esta com mais de 1 ano) a ser negada mas também vimos o suporte a funcionar, a amparar a queda e de uma forma mais convicta a reagir, fechando em cima da Lta!
Otimista, se:
Não der para trás nas próximas sessões a ponto de quebrar negativamente os 8280! Mas sobretudo (aqui também) acima dos 8800 e de caras para a batalha da SMA200 (a preto tracejado) que a ser ganha dá ânimo para recuperação das perdas até ao final do ano - break-even point - demarcado pela seta azul!
No CAC40, o mesmo filme semanal com diferentes pivots! Zona dos 4480 pontos e SMA200 a fazer de resistências mas mais uma vez o nosso suporte a funcionar!
Otimista, se:
Quebrar os 4480 em alta! É sinal que a média móvel de longo prazo (SMA200) ficou para trás e vai com tudo para recuperar as perdas desde o inicio do ano!
No DAX30 - last but not the least - a mesma dose dos congéneres, segunda-feira a inverter movimento e, posteriormente, os valores anteriormente quebrados em alta a fazer de suporte!
Otimista, se:
Mantiver acima da SMA200 (linha volante a tracejado preto) e se quebrar os 10480 ficando a 2,5% do break-even anual!
Num texto marcado pela condição para otimismo, uma breve nota:
- Num ano fustigado pelas péssimas noticias - China, queda acentuada do preço do petróleo, brexit e banca europeia são alguns exemplos do que se escreveu e falou - ver uma recuperação no DAX30 de 20%, de 13,5% no CAC40 e 12% para o PSI20 e IBEX35 desde mínimos talvez espante muitos arautos da desgraça por muito que olhemos para os americanos e os vejamos em máximos! Máximos à custa, sobretudo, de uma politica monetária de longos anos que por cá ainda dá os primeiros passos!
Tudo isto não invalida a nossa percepção do mercado e o cingirmo-nos ao curto/médio prazo e por isso mesmo cá estamos nós, semana após semana, a analisar o momento!
Esta foi a análise deste domingo para os próximos dias!
Boa semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário