Tal como previsto, o BCP abriu em alta a refletir os bons resultados apresentados ontem.
Entretanto, porém, tem vindo a esmorecer e a colocar dúvidas a muitos investidores acerca da sustentabilidade da subida.
Como é evidente, ignoro como decorrerá a negociação até final da sessão, mas nada há de novo neste comportamento do título.
É óbvio que os resultados foram bons (ainda que uma leitura mais fina possa por a nu uma ou outra insuficiência, que os analistas se encarregarão de apontar), e há uma clara melhoria em relação aos trimestres anteriores que parece apontar para um regresso da banca aos lucros e aos dividendos a médio prazo.
Mas essa melhoria já tinha sido antecipada pelos mercados ao longo dos últimos meses, e teve por consequência a subida da cotação da ação para o triplo em menos de um ano.
Neste momento o que interessa, portanto, é novamente o futuro. Será que os resultados vão continuar a melhorar de forma consistente ou haverá novas nuvens no horizonte. Hoje, por exemplo, saíram os números das vendas a retalho na UE e foi em Portugal que elas mais caíram (estará a recuperação económica a arrefecer?). Por outro lado, o BCP beneficiou de fortes ganhos com a dívida pública portuguesa, mas esses ganhos não se vão repetir no futuro! E assim por diante!
Como vêem há sempre dúvidas que vão surgindo, que acabam por temperar as expetativas geradas, e jamais existem certezas. É por esse motivo que sempre haverá vendedores e compradores, Bulls e Bears, e um preço de equilíbrio em que os dois lados chegam a acordo num dado instante.
Há uma velha máxima bolsista que explica o comportamento de um título que reage de forma surpreendentemente frouxa quando as notícias são boas: buy the rumor, sell the news (compra o rumor, vende a notícia).
No fundo, quando a boa notícia sai, deixa de haver expetativa de sair a boa notícia, e aqueles que compram com base na expetativa deixam de ter motivo para continua investidos e vendem!
Por isso, se estiverem à espera de boas notícias para entrar na Bolsa, é bastante provável que venham a ficar desiludidos, a não ser que comprem o rumor!
Sem comentários:
Enviar um comentário