9.5.14

Turbulência

No meio da turbulência, deixo-vos um gráfico do índice português PSI20 (portuguese stock index) para que possam tirar conclusões sobre a validade da análise técnica que, não sendo uma ciência exata, como é, por exemplo, a Física que me pagam para saber, faz um esforço, na maior parte das vezes inglório, para parecer ser.


Não sei se conseguem ver bem, mas há uma linha ascendente traçada no gráfico (uma Lta) que, por esta hora, já foi cortada em baixa e corre o risco de ser quebrada (o gráfico está atualizado até ao fecho de ontem). Pode ser que ainda venha a aguentar, mas as perspetivas não são famosas. Também pode ser que quebre hoje e recupere já na segunda-feira. Enfim, tudo pode acontecer!

Adiante. 

A linha azul é a EMA150 (a média móvel exponencial de 150 dias) e situa-se, mais ou menos, num valor que serviu de resistência em janeiro. Ora, o analista técnico dirá que é bem capaz de servir como o próximo amparo (suporte), caso a descida continue. Trata-se, pois, de um evidente ponto de compra. Situa-se, a propósito, por volta dos 7140 pontos, coisa de 2% abaixo do valor atual.

E é isto, mais coisa, menos coisa, a base da análise técnica.

Um dia destes pomos isto em vídeo, para evitar a trabalheira de ter que ler. Mas cada coisa a seu tempo, amigos: agora vão lá decidir o que fazer no BCP que daqui por três quartos de hora tudo estará consumado!

Sem comentários:

Enviar um comentário