Com alguns dos mercados mundiais a fazerem máximos, custa vermos o nosso PSI20 tão enfezado e mortiço. E para aqueles que andam sempre em cima das cotações (malditos smartphones), este estilo bipolar de quem sobe cheio de genica num dia para logo vir com ameaças de que se escangalha todo no dia seguinte, dá cabo dos nervos, das noites e da carteira. Uma maçada!
É preciso, contudo, não esquecer que o PSI20 é dos índices que mais sobe em 2014, a nível mundial (embora esteja a 6,5% do máximo do ano). Hoje, fechamos com as seguintes valorizações anuais:
PSI20: 11,6%
IBEX35 (Espanha): 7,1%
DAX30 (Alemanha): 2,1%
CAC40 (França): 5,5%
Footsie100(Inglaterra): 1,1%
Nikkei225(Japão): -11,5%
S&P500(EUA): 2,7%
NASDAQ (Índice eletrónico americano): -1,0%
Por outro lado, o S&P e o DAX não só estão em máximos do ano, como estabeleceram hoje máximos históricos. O nosso PSI20 ainda tem que subir 86% para levar essa medalha. É um dos preços a pagar por termos aberto falência! Não faz mal: que suba à bruta depois de nós entrarmos!
De qualquer das formas, depois da saída limpa, da queda dos juros e da recuperação económica parece que chegamos a um ponto em que faltam expetativas de que as coisas possam vir a correr bem. Pelo contrário! Agora há o medo de que os juros subam, de que a saída limpa tenha sido asneira, de que a recuperação económica se tenha esgotado com o arremate de BMs, Mercedes e outros carros cheios de cartima, etc.
De maneira que, pelo menos no curto prazo, não há, de facto, grandes motivos para comprar, a não ser para imitar os outros. O que, muito honestamente, é capaz de ser pouco, tanto mais que há por aí umas notícias para sair, que envolvem o constitucional, as eleições europeias, etc., que, pelo menos, transportam a expetativa de poder fazer mossa do ponto de vista económico. Se a isso juntarmos o gráfico concluímos que até do ponto de vista técnico a coisa não está famosa. Confiram abaixo, p.f., (com índices bipolares nunca se sabe, mas parece irresistível uma ida pelo menos até à linha azul, a já famosa EMA150):
Não se esqueçam de que esta é a análise de hoje e pode ser que amanhã até dê subida, mas a verdade é que, pelo menos para o índice portuga, o velho dito bolsista sell in May and fly away parece estar a preparar-se para fazer todo o sentido. Veremos!
Sem comentários:
Enviar um comentário